sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Uma visita à Universidade de Coimbra

aqui falei de Coimbra, mas desta vez deixo uma sugestão mais detalhada para visitarem a Universidade.

A Universidade de Coimbra ocupa desde 1537 o Paço Real da Alcáçova. A construção que conhecemos hoje é o resultado de diversas campanhas reais.

A Porta Férrea é a entrada principal da universidade, dá acesso ao Pátio das Escolas, miradouro privilegiado para o Mondego. Dos diferentes espaços merecem especial destaque a Sala dos Capelos (cujo tecto é uma verdadeira obra de arte), a Sala do exame privado, a Torre, a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina.

A Capela de São Miguel fascina-nos pela riqueza da decoração interior: o tecto pintado com diversos motivos coloridos e o brasão real, um revestimento azulejar de padrão do séc. XVII e o fabuloso órgão de Gabriel Ferreira, datado de meados do séc. XVIII.

A Biblioteca é uma obra-prima do barroco português. No interior encontramos 3 salas com belíssimas pinturas de tecto, com estantes ricamente decoradas com talha dourada e motivos chineses. Ao fundo, como que a guardar os milhares de livros, está um retrato de D. João V, que ordenou a construção do espaço.

Informações importantes: consultar o site da Universidade (http://www.uc.pt/informacaopara/visit/contact)
Boa visita!

Sem comentários: