terça-feira, 25 de novembro de 2008

Óbidos

Coincidência das coincidências Óbidos estava já planeada como uma das minhas próximas sugestões. Por isso aqui fica:

A vila de Óbidos é já bastante conhecida, mas muita gente conhece-a pelo nome e associa às muralhas e ao castelo. No entanto importa salientar que Óbidos não é apenas isso e tem quer no interior, quer no próprio exterior das muralhas diversos monumentos e recantos que merecem sempre uma visita atenta.

Logo à entrada merece destaque a Porta da Vila: a decoração de azulejo azul e branco complementa o varandim onde está uma capela de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da vila.

A partir desta porta o visitante encontra as tortuosas ruas calcetadas, ladeadas por casas caiadas e decoradas com as típicas faixas azuis, amarelas ou verdes. O cenário só pode melhorar se estiver um solarengo dia de primavera, em que as coloridas flores contrastam com a brancura dos edifícios. Depois várias são as igrejas que merecem visita: a Igreja de São Pedro, onde está sepultada a famosa pintora Josefa d’Ayala (conhecida como Josefa de Óbidos); a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Maria, que se situa no largo com o mesmo nome. A destacar no interior desta igreja o túmulo de João de Noronha, atribuído a Nicolau Chanterène e algumas pinturas de Josefa de Óbidos. Na mesma praça é possível ver o Pelourinho e um telheiro, onde foi outrora o mercado.

Fora das muralhas merece destaque o Santuário barroco do Senhor Jesus da Pedra. Com planta quase redonda e muito diferente do habitual, o Santuário tem 3 capelas e uma imagem de pedra de Cristo Crucificado.

Querem um conselho? Visitem Óbidos, não só por visitar mas com "olhos de ver" tudo o que a vila tem para mostrar!

Sem comentários: