quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma visita a Alcobaça

A minha sugestão de hoje vai para um local bem perto dos 2 últimos que aqui referi. Hoje sugiro uma visita a Alcobaça. O Mosteiro de Alcobaça foi, tal como o da Batalha, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

A fundação do edifício terá ocorrido no século XII, depois da doação das terras feita por D. Afonso Henriques aos Cistercienses. O edifício é actualmente uma mistura de estilos arquitectónicos, fruto das diversas campanhas de melhoramento e renovação ao longo dos séculos.


Quando entramos para a igreja impressiona o tamanho: a maior igreja do país tem mais de 100m de comprimento e uma altura considerável. No seu interior merecem destaque os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro, duas obras de escultura simplesmente fantásticas e que nos remetem para uma das mais fascinantes histórias de amor da História de Portugal.

Depois da igreja, a visita continua em direcção à sala dos reis, onde as estátuas de diversos reis portugueses decoram as paredes. Depois encontramos o Claustro de D. Dinis, também chamado Claustro do Silêncio, a Sala do Capítulo, dormitório, refeitório e a cozinha.

Esta última merece destaque quer pela dimensão da chaminé, quer pelo facto de ser atravessada por um riacho que fornecia água corrente ao mosteiro.

Informações úteis: horário - das 9h às 17h (às 19h de Abril a Setembro); bilhete normal: 6 €; encerra apenas em alguns feriados.

Sem comentários: