terça-feira, 8 de abril de 2008

Relatos da viagem - Coimbra

A partida para a tão esperada viagem estava marcada para as 8h de Domingo (30 de Março). A professora atrasou-se um pouco e o Rui (que por acaso vive no alojamento da escola!!) adormeceu e só saímos às 8.30h. Era muito mau começar-mos atrasados, mas não ficamos surpreendidos porque já é hábito.

Depois paramos em Lisboa para levar alguns colegas que estavam lá à espera e depois de uma paragem numa área de serviço chegamos finalmente a Conímbriga já depois das 11.30h. Não posso dizer que o local me tenha surpreendido porque já conhecia, mas fiquei satisfeita por ver que têm conseguido mantê-lo. Depois seguimos para Coimbra. Primeiro fomos a Santa-Clara-a-Nova (para quem não sabe na mesma margem do Mondego onde se pode visitar o portugal dos pequenitos). Assim que saímos do autocarro fomos confrontados com a realidade de alguns jovens que correram para a porta do autocarro para pedir dinheiro. Um deles estava de joelhos e assim que percebeu que não iamos dar nada levantou-se, correu para um carro que estava perto e trouxe um molho de borda d'água para nos impingir. Para completar o ramalhete estavam duas mulheres com crianças ao colo mesmo à entrada da igreja.
A cena por si só é deplorável pois depressa se percebe que estão todos juntos, ou seja organizados tipo em rede e nós apenas pensamos 'Vir aqui com turistas estrangeiros e com este comité de boas vindas é do best'. Enfim é o nosso país! A igreja é extremamente bonita (infelizmente não se podia fotografar) e a vista que se tem do exterior para a outra margem é fabulosa.

Ainda em relação ao convento e igreja, devo ainda salientar que é nesta igreja que se encontra o túmulo da Rainha Santa Isabel, normalmente conhecida pelo milagre das rosas.

Depois seguimos para a outra margem e visitamos a Universidade. Todos adoramos, mas ficamos um bocado indignados: somos estudantes de turismo e de futuro somos nós que promovemos locais como a universidade mais emblemática do país, mas para a conhecermos e fazermos as nossas avaliações lá dentro tivemos de pagar mais de 4€ por pessoa. Um bocado vergonhoso, digo eu... Mas pronto quanto a isso nada a fazer e por acaso até é um local que merece ser visitado: a capela e a biblioteca joanina são magníficas, mas também é proibido fotografar, por isso deixo a imagem mais vulgar do local.

Depois descemos a cidade a pé e vimos as sés (nova e velha), mas só as fachadas porque ambas estavam fechadas. Fomos ainda até à Igreja de Santa Cruz.

Para quem nunca visitou é daqueles locais bastante interessantes: tem um órgão muito bonito, a sacristia e o claustro são muito bonitos e como principal atractivo posso dizer que é nesta igreja que estão sepultados os dois primeiros reis de Portugal.

Continuamos a pé, na certeza porém que muito da cidade ficou para ver. Depois ainda fomos ao Buçaco e ao Luso e terminamos em Aveiro, onde passamos a noite.

Sem comentários: