quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sugestão para o 25 de Abril

Parece que o tempo passa mesmo a correr... amanhã já é dia 25 de Abril, mas pelo menos é feriado e um dia em casa está mesmo a fazer falta tendo em conta a quantidade de coisas que tenho para fazer.

Mas apesar do meu feriado ser passado em casa não posso deixar de sugerir um passeio (ou melhor uma visita) alusiva ao dia: uma visita ao Quartel do Carmo, no âmbito da data e da comemoração dos 97 anos da GNR.

Estou à vontade para fazer esta sugestão porque eu própria já fiz esta visita, porque no ano passado por esta altura abriram pela primeira vez o quartel ao público. Adorei a experiência e por acaso hoje li que vão novamente abrir portas aos visitantes, uma vez que o ano passado tiveram imenso sucesso eu também acho que devem repetir.

Para quem não faz a mínima ideia do que se pode ver, deixo aqui algumas ideias: desde a sala onde esteve Marcelo Caetano à sala onde foi negociada a rendição, passando por diversas salas interessantes e podendo ainda admirar uma vista maravilhosa sobre a baixa; a visita é guiada por um elemento da GNR (eu tive a sorte de apanhar um guarda super simpático e com imenso jeito para cativar a atenção dos visitantes!) e pode assim ver-se um espaço que habitualmente está fechado ao público.

No exterior tive também a oportunidade de ver diversos veículos da GNR, desde viaturas bastante antigas às mais modernas.

Mas devo dizer que uma das coisas que achei mais interessante foram os livros que estavam dentro do quartel e foram completamente esburacados pelas balas quando tentaram forçar Marcelo Caetano a render-se. Isso sim dá uma ideia mais precisa do que se terá passado, para quem (como eu) nasceu mais de 10 depois deste grande acontecimento.

Resta-me dizer que podem visitar o quartel a partir de hoje e até ao dia 4 de Maio. Bom feriado, bons passeios e vão até ao Carmo!

Sem comentários: