segunda-feira, 17 de março de 2008

Fim-de-semana II - Guimarães

Depois de visitar Trancoso a viagem continuou em direcção a Guimarães.
Muitas seriam as coisas a merecer destaque neste percurso, mas vou apenas salientar uma: Amarante. Desde a última vez que lá estive (há cerca de 2 anos) parece-me bastante melhor, com o espaço à beira rio muito mais apelativo. Visitei a igreja de São Gonçalo, que apesar de merecer já alguns retoques, me pareceu muito interessante, particularmente o órgão.
Ontem, já em Guimarães, fiz as visitas que necessitava ao castelo e à capela de São Miguel. (A não esquecer que o castelo faz parte das badaladas 7 maravilhas de Portugal!) O castelo pode ser visitado livremente a partir das 9.30h da manhã e encontra-se na colina onde se pode também visitar a capela românica de S. Miguel. Diz-se que o rei D. Afonso Henriques terá sido baptizado naquele local, mas a construção data de mais de um século depois.



Poucos metros mais abaixo está a estátua de D. Afonso Henriques e também o Paço Ducal. O Paço foi mandado construir no século XV, mas o que vemos actualmente é fruto da recuperação feita durante o Estado Novo. É famoso sobretudo devido às suas chaminés e no interior (onde é proibido fotografar) encontram-se algumas divisões e peças interessantes como a sala de armas ou a sala de D. Catarina de Bragança, filha do rei D. João IV e que casou com o rei Carlos II de Inglaterra.


E como curiosidade posso dizer que foi esta senhora que levou o hábito do chá das 5h para Inglaterra. E afinal quem é que influencia quem???
Para além dos monumentos que referi, também o centro histórico, algumas igrejas e o teleférico que liga a cidade ao santuário da Senhora da Penha são motivos mais do que suficientes para visitar Guimarães, ou não fosse o centro histórico Património Mundial, classificado pela UNESCO em 2001.



E se querem saber mais visitem, que eu daqui a 15 dias estou lá outra vez!

Sem comentários: