terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Visitar a capital do Ribatejo

Santarém está habitualmente fora de grande parte dos circuitos turísticos, mas é uma cidade de alguns encantos. O livro Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é talvez um dos primeiros "promotores turísticos" da cidade, e muito do seu conteúdo relacionado com o estado dos monumentos é tão actual...


O número de locais a visitar é bastante vasto, por isso escolhi alguns locais que me despertaram particular interesse nas minhas várias visitas a Santarém. De todas as igrejas, 3 parecem-me de especial relevância: a Igreja de Marvila, a Igreja da Graça e a Igreja do Seminário. A primeira tem uma colecção de azulejos fabulosa: é integralmente revestida por vários tipos de azulejo do século XVII.


A igreja da Graça, cujo portal nos faz lembrar o mosteiro da Batalha, é um local bastante curioso pois é uma das poucas igrejas que, logo que entramos a porta, nos obriga a descer um número razoável de degraus. Motivos de especial interesse? O túmulo de Pedro Álvares Cabral, descobridor oficial do Brasil.

Por último a igreja do Seminário: é um edifício construído pela ordem dos Jesuítas e consagrado à Imaculada Conceição, cuja pintura embeleza o tecto de madeira. Também no interior merecem referência as 8 capelas laterais, todas com diferente decoração.







Para além das igrejas refiro apenas mais 2 locais: o mercado municipal, pelos belíssimos painéis de azulejo no exterior e o Jardim das Portas do Sol, com uma vista extraordinária e à qual se adequa um excerto da referida obra de Garrett: "O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita(...) a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali..."

Sem comentários: