terça-feira, 19 de agosto de 2008

Visitar Tomar

A cidade de Tomar está ligada à Ordem dos Templários e também à Ordem de Cristo. A merecer destaque:
  1. Convento de Cristo
  2. Igreja de São João Baptista
  3. Sinagoga
  4. Ilha do Mouchão
  5. Igreja de Nossa Senhora do Olival
  6. Igreja de N. Senhora da Conceição

O Convento de Cristo funciona quase como símbolo da cidade de Tomar. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, é com facilidade que nos perdemos nos corredores e claustros deste monumento. É difícil dizer o que é mais bonito: isso é subjectivo, mas alguns azulejos e a arquitectura no geral são fabulosos. Merecem claro destaque a charola com belíssimas pinturas e a "janela mais famosa de Portugal", a janela da Sala do Capítulo. A juntar a tudo isto temos ainda a fantástica vista, devido à posição do convento no cimo de um monte. O castelo está também integrado no mesmo espaço deste monumento. Na imagem pode ver-se a fonte do claustro principal.
A igreja de São João Baptista está situada em pleno centro da cidade, em frente aos Paços do Concelho. Tem um portal manuelino e no seu interior podemos ver algumas pinturas de artistas portugueses como Gregório Lopes.
A ilha do Mouchão é um jardim extraordinário no meio do rio Nabão e em pleno centro de Tomar. É o local ideal para passar alguns momentos agradáveis e muito sossegados ao som da água que circula na roda do Mouchão.
No próximo post prometo referir os restantes locais de interesse de Tomar.

Sem comentários: