domingo, 17 de agosto de 2008

Conhecer Viseu

Vou de férias, mas na próxima semana volto com mais sugestões e destinos.
Entretanto fica mais uma sugestão: Viseu.
Viseu foi precisamente o local da chegada da Volta a Portugal em Bicicleta, por isso lembrei-me de deixar aqui algumas sugestões de visita nesta cidade.
Local ligado a personalidades da História como Viriato e Grão Vasco, tem à disposição dos visitantes um leque de opções diversificado: museus, igrejas, jardins, ruas históricas pedonais e, nesta época do ano a famosa Feira de São Mateus.
Sugiro então uma visita à . Imponente edifício com fachada do século XVII, a sé merece também destaque pela sua belíssima abóbada no interior e também pelo claustro. Pode ainda ver-se na sala do capítulo o tesouro da sé.
O antigo palácio episcopal, mesmo ao lado da sé, é actualmente o Museu Grão Vasco. No seu interior é possível ver não só pinturas de Vasco Fernandes (o Grão Vasco), mas também de outros pintores de diversas épocas que são bastante conhecidos (José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro, etc.) e ainda
E em frente à Sé uma outra igreja: a ig. da Misericórdia. Em relação aos jardins: o jardim das Mães (bem perto da Câmara Municipal, no Rossio) e o Parque Aquilino Ribeiro.
Por último a Feira de São Mateus (que decorre anualmente entre Agosto e Setembro), que alia espectáculos, diversões e uma feira onde se destaca a venda de produtos regionais. É necessário pagar para entrar no recinto, mas vale a pena!

Sem comentários: