domingo, 31 de agosto de 2008

Aveiro e os passeios de barco

As minhas férias foram centradas na belíssima cidade de Aveiro e por isso mesmo vou debruçar-me sobre o tema e deixar aqui algumas sugestões e algumas fotos.

Em primeiro lugar, algumas notas sobre a cidade em geral: Aveiro tem uma localização privilegiada, uma vez que está situada junto à chamada Ria de Aveiro. É comum lermos em alguns locais que a cidade é a "Veneza Portuguesa", uma vez que alguns canais da ria estão localizados no meio da cidade e podemos percorrê-los de barco.
Mas para além desta associação quase toda a gente faz ainda uma outra: Aveiro lembra os montes brancos que se vêem em algumas épocas do ano junto às famosas salinas. Ora se estes dois itens fazem parte da imagem que associamos à cidade, quando lá vamos não devemos deixar de os ver bem de perto.
E foi isso mesmo que eu fiz. Na imagem acima é possível ver-se o Canal central, onde estão alguns barcos utilizados actualmente para fins turísticos. Podem também ver-se as fachadas Arte Nova situadas bem junto ao canal.
O Canal Central é sem sombra de dúvida o mais importante da cidade: faz a ligação ao exterior da cidade, dá acesso a outros canais e permite ainda que se navegue até uma área já um pouco afastada do centro cidade (chega até ao edifício do Centro de Congressos).
A melhor forma de conhecer estes canais é fazê-lo de barco: no Canal Central, em frente ao Turismo, é fácil adquirir um bilhete para, durante 45 minutos, conhecer os canais da cidade num barco moliceiro ou num mercantel. Garanto que a experiência vale mesmo a pena, mas nem toda a gente faz o mesmo percurso: os barcos mais pequenos vão mesmo até ao canal que termina no mercado do peixe, enquanto os maiores percorrem o Canal de São Roque.
Para além deste passeio de barco há ainda possibilidade de fazer um outro de cerca de 1 hora já fora dos canais da cidade: apartida é do mesmo local mas passa-se a eclusa e o passeio decorre pelo meio das salinas. Temos possibilidade de ver também diversos barcos da pesca do bacalhau e ir até ao porto comercial de Aveiro. Devo dizer que é também um passeio bastante agradável.

Quando forem a Aveiro esta é uma actividade a não perder!

Sem comentários: