domingo, 10 de agosto de 2008

Visitar Sintra

Peço desculpa pela demora, mas a ligação à net tem sido impossível nos últimos dias.

A minha sugestão de hoje recai sobre algo aqui bem perto de mim: Sintra. Vendo bem não é apenas uma sugestão, mas sim várias, umas que já experienciei e outras que espero ter oportunidade em breve.

Sintra, Património da Humanidade e sempre uma escolha da realeza, é ainda hoje um dos locais mais procurados pelos turistas no nosso país. Para além da belíssima paisagem, podemos destacar a Natureza: o Parque Natural Sintra-Cascais onde existem diversas espécies de fauna e flora protegidas e destacar também o património edificado.
O Palácio da Vila, o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Palácio de Monserrate são os edifícios mais sonantes da vila.
O Palácio Nacional (ou da Vila) está localizado no centro da vila e a sua imagem de marca são as duas chaminés gémeas. O exterior pode não impressionar toda a gente, mas no interior é possível encontrar uma vasta colecção de azulejos de vários séculos e algumas salas bastante curiosas e interessantes, como a sala dos cisnes, a sala das pegas e a sala dos brasões, cujos tectos são decorados com os objectos que lhes dão o nome...


Um pouco mais distante do centro da vila merece ser visitada a Quinta da Regaleira. Os jardins são fabulosos e acreditando ou não nos misticismos é o autêntico cenário de conto de fadas.


Também o Palácio e parque de Monserrate merecem uma visita. A mim fascina-me sobretudo a arquitectura neomourisca do palácio e também tudo o que tenho lido acerca dos jardins... Ainda não visitei, mas espero fazê-lo em breve.


Mas o monumento mais conhecido de Sintra é, sem dúvida, o Palácio da Pena. Este não precisa de publicidade: é sobejamente conhecido pela sua localização no topo da serra de Sintra. Foi inspirado nos palácios germânicos, uma vez que o rei D. Fernando que ordenou a sua construção era alemão. Actualmente o preço da entrada está um pouco acima da média...


Para além disto Sintra tem muito mais para mostrar: diversas igrejas, fontes e muitos jardins que fazem as delicias de quem os visita, sobretudo em dias de mais calor!

Sem comentários: