quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Uma visita ao Mosteiro de Lorvão

Há quase um ano tive oportunidade de visitar o Mosteiro de Lorvão. O local é completamente desconhecido para a maioria das pessoas e não consta nos roteiros turísticos: os motivos até são fáceis de explicar, mas para quem viaja em viatura própria e estiver nos arredores é um local a não perder.
Em primeiro lugar a localização: o Mosteiro de Lorvão está situado na aldeia de Lorvão, concelho de Penacova, Coimbra.
Em relação à história, o mosteiro terá sido fundado no século VI e ficou conhecido sobretudo quando ali esteve a Ordem dos Cistercienses. No século XVIII sofreu algumas obras e hoje é um edifício maioritariamente barroco.
A igreja é muito bonita e está em bom estado de conservação, ao contrário de grande parte das dependências que estão bastante degradadas. A separar a igreja do coro podemos encontrar uma grade belíssima e uma parte de um interessante órgão que devido a muitas polémicas e confusões tarda em ser restaurado e recolocado no local onde pertenceu.

A visita é guiada por um senhor que nos vai descrevendo todos os pormenores e o local não tem muito gente a visitá-lo. No entanto quem vai fazer uma visita convém ir prevenido: as dependências do antigo mosteiro são actualmente ocupadas por um hospital psiquiátrico (apenas se visita a igreja e um claustro do mosteiro) e os doentes andam pela rua e bem perto do mosteiro e é normal que interceptem os visitantes tentando meter conversa.

Apesar da distância que é necessário fazer para lá chegar é um local que merece a visita!

Sem comentários: