quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O Palácio de Mafra

Como todos os meus colegas sabem este é um tema ao qual eu não poderia fugir. Estagiei no palácio durante 4 meses e trabalhei lá como voluntária durante algum tempo.


O balanço que faço é extremamente positivo, mas uma das queixas que os visitantes faziam deixou, há pouco, de ser um problema. Todos os que já visitaram o palácio lembram-se certamente dos famosos 'guias' do convento de Mafra: para visitar o monumento era necessário formar um grupo e o visitante era obrigado a fazer todo o percurso acompanhado por vigilantes que prestavam alguns esclarecimentos. Hoje em dia já não é assim: todos podem visitar o palácio livremente, pois já não há grupos com vigilantes e explicações.

Para muita gente esta é, sem dúvida, uma excelente notícia. Para outros que apreciavam bastante uma boa explicação ou algumas histórias, a tristeza é notória.

No entanto, fica a memória e as histórias que durante largos anos fizeram muita gente visitar e revisitar aquele local. E aos funcionários e ex-funcionários (que serão sempre lembrados por aqueles que visitaram o palácio) devemos deixar uma homenagem, pela sua paciência e capacidade de captar a atenção dos visitantes.

Pela minha parte aqui deixo um 'muito obrigado' a todos os que me ajudaram e me ensinaram muitas coisas.

A todos aqueles que nunca visitaram, devo dizer que devem ir até lá e que mesmo sem 'guias' o palácio de Mafra merece a vossa visita!

Sem comentários: