segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O Palácio da Ajuda

O Palácio da Ajuda, em Lisboa, é um local com um reduzido número de visitantes. A causa é talvez a pouca publicidade. Quando desfolhamos um guia turístico encontramos em destaque os monumentos de Belém, mas a referência a este palácio (quando existe) resume-se a duas ou três linhas, apesar de estar localizado não muito longe daquela área.
Este palácio é, geralmente, do agrado daqueles que o visitam, não só pela decoração, mas pela simpática sucessão de salas com um tamanho bastante razoável. A foto que aqui deixo foi tirada por mim à cerca de um mês, quando visitei o local pela segunda vez. O objectivo da visita era mostrar o local à família, mas esta segunda visita deixou-me um pouco decepcionada porque algumas das salas que se visitavam não estão agora acessíveis ao público. Esta alteração deve-se ao facto de hoje se visitar o palácio livremente, quando até ao início do ano os visitantes eram acompanhados por um vigilante que abria e fechava portas. A meu ver o visitante perde um pouco com estas mudanças e quando confrontamos a planta da visita com o trajecto que hoje podemos fazer só podemos constatar isso mesmo: quem perde é o visitante e a verdade é que perde cada vez mais!Mas quem visita pela primeira vez (e desconhece estas alterações) aprecia bastante o local, como foi o caso dos meus tios e primos, mas para quem revisita é impossível não reparar.
No entanto, continuo a dizer que vale a pena visitar.
Isso eu garanto!!

Sem comentários: