segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro de 1910

A República
Há 99 anos imagino que pelas ruas deste país os sentimentos seriam contraditórios. Sua Majestade El-rei D. Manuel II passava a noite no Palácio de Mafra, pois sabia que o Partido Republicano preparava alguma coisa contra a sua pessoa. Sua mãe, a Rainha D. Amélia, permanecia em Sintra, no Palácio da Pena.
Via telégrafo chega a Mafra a notícia da Proclamação da República. O rei de imediato se põe em fuga para a Ericeira e embarca juntamente com a mãe, a avó e o seu tio D. Afonso na Praia dos Pescadores. O Iate Amélia levou então a Família Real para longe do alcance de quem os queria mortos.
99 anos depois comemora-se, não o fim da monarquia, mas a proclamação da República. A República que trouxe consigo os símbolos nacionais ainda hoje utilizados e cujo significado é desconhecido de muitos portugueses: a bandeira e o Hino Nacional

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Só como curiosidade... O Iate Amélia, depois de levar D. Manuel II e acompanhantes a Gibraltar, voltou a Portugal por ordem do Rei, dado que era propriedade do Estado Português.