terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novamente Mafra: a maior biblioteca do país!

No domingo ao final da tarde regressava eu de um dia de trabalho a não repetir, com passagem pelas urgências de Mafra e um rol interminável de medicamentos, quando ligaram à minha mãe a avisar que no programa da RTP 2 estavam a falar de Mafra. Esgotada, sentei-me no sofá e assisti aos últimos minutos do programa do Professor José Hermano Saraiva. Falava sobre a biblioteca e ao ver aquelas imagens da belíssima biblioteca do Convento de Mafra, fiquei extasiada. Riam-se à vontade, mas dei por mim a pensar o quanto a biblioteca ficava bem na televisão!
É verdade. A biblioteca é a maior do país em dimensão (a da Universidade de Coimbra tem mais volumes mas estão distribuídos por várias salas), tem uma beleza muito particular pois o não revestimento a ouro acabou por ser uma mais valia e tem alguns livros que não existem noutro local do nosso país. O Professor teve o privilégio de desfolhar um desses livros chamados "incunábulos" (livro impresso nos primeiros tempos da imprensa), de grande valor.
Também eu já tive o privilégio de desfolhar um ou outro livro daquela biblioteca: é uma sensação fascinante!
A dimensão do monumento é apenas uma demonstração da extravagância do rei D. João V, mas representa muitos anos de trabalho e o esforço de milhares de anónimos para pôr de pé a obra que o monarca idealizava apenas no papel. E como é bem grande este convento/palácio, muito há sempre a dizer sobre ele, e mais uma vez não resisti à tentação de me referir a ele. Eu sei que sou suspeita, mas acreditem que vale mesmo a pena ir até lá, nem que se tenha "apenas" como pretexto a biblioteca.

Ah! E se a família é grande e o dinheiro não é muito, isso não serve de desculpa. Aos Domingos e Feriados até às 14h a entrada é gratuita!!

Sem comentários: