sábado, 14 de março de 2009

Na rota do Infante

Há já algum tempo que planeava algo um pouco diferente para publicar e hoje inicio aqui um novo tema, ou melhor uma nova forma de apresentar o tema de viagens, passando por algumas personalidades bastante conhecidas da nossa história. E o primeiro escolhido foi... o Infante D. Henrique!
O Infante D. Henrique era filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre e por isso mesmo fazia parte da chamada Ínclita Geração. Teve um papel de destaque na Expansão Marítima durante grande parte da sua vida: podíamos fazer a ligação entre D. Henrique e diversos locais descobertos ou conquistados em África. No entanto limito-me a fazer a sua ligação com diversas cidades portuguesas.
D. Henrique nasceu no Porto, no dia 4 de Março de 1394.
Em 1416 recebe os títulos de Senhor da Covilhã e Duque de Viseu e mais tarde recebe também os títulos de Senhor de Sagres e de Lagos. A sua ligação a Sagres deve-se à famosa Escola de Navegação que aí terá criado. Também por perto de Sagres terá fundado a Vila do Infante, localidade que hoje se desconhece onde ficaria ao certo.
A verdade é que devido ao percurso de vida do Infante, podemos também nós criar um percurso, um roteiro turístico dos locais por onde terá passado. A existência de estátuas do Infante nestes e noutros locais indicam-nos que por lá passou ou lá teve um papel importante. Alguns desses locais são: Porto (estátua junto ao Palácio da Bolsa), Viseu (estátua numa das rotundas), Tomar, Lisboa (Padrão dos Descobrimentos, Museu de Marinha), Lagos, Sagres, Batalha (onde está sepultado), entre outros.
No Norte, Centro ou Sul é simples, basta seguir "A Rota do Infante" e encontram-se sempre locais muito interessantes. Bons passeios!

Sem comentários: