sábado, 19 de julho de 2008

Uma visita à Tapada de Mafra

Este post já vai com quase uma semana de atraso... mas não faz mal, uma vez que é uma óptima sugestão de visita.

No último domingo fui com a família fazer uma visita à Tapada de Mafra. Fica aqui bem perto (a entrada fica a menos de 10 min. aqui de casa) e apesar de já ter feito várias visitas inclusivamente a pé, ainda não tinha tido oportunidade de o fazer após o grande incêndio de 2003. A minha curiosidade passou a ser ainda maior quando no 1º semestre fiz um trabalho de grupo sobre a tapada e há pouco tempo a família também falou numa visita.

Assim no domingo de manhã lá estávamos os 13 para fazer a visita no comboio turístico. A visita inicia-se no Portão do Codeçal e tem uma duração aproximada de 2 horas. Para além de nós havia mais alguns visitantes mas ainda sobraram bastantes lugares no comboio. Fomos acompanhados por um guia que foi fazendo não só introdução histórica e explicando as espécies que existem na Tapada, mas também explicando os hábitos de cada espécie.


As espécies que caracterizam a Tapada são 3: javalis, gamos e veados. Existem também várias espécies de anfíbios, aves, répteis e mamíferos mais pequenos. Tivemos sorte porque apesar de já estar algum calor os animais ainda andavam de um lado para o outro (quando está muito calor eles escondem-se e é difícil vê-los).

Para além dos gamos e javalis que vimos diversas vezes espalhados ao longo do percurso vimos também alguns cercados de veados e também o cercado do lobo-ibérico (que infelizmente é apenas 1 e não se deixa ver com facilidade), o museu de carros de tracção animal e ainda um outro museu onde podemos ver alguns animais embalsamados.
O contacto com a Natureza e proximidade que conseguimos ter com alguns animais (que já estão habituados às pessoas) são razões suficientes para fazer uma visita.
Acreditem, vale mesmo a pena ir até lá, quer seja de bicicleta, a pé ou no comboio turístico! Nós adoramos!


1 comentário:

Anuska disse...

Boa tarde!

Sou aluna do 2º ano do Curso de Educadora de Infancia e gostaria de saber se é possível facultar-me o trabalho que fez sobre a Tapada de Mafra uma vez que também estou a elaborar um em grupo e sempre era mais uma informação que tinhamos.
Se for possivel pode contactar-me para o email nettica@hotmail.com.

Sem outro assunto.
Obrigada

Ana Horta