segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pré-finalissima

Hoje nem sei por onde começar. Se calhar pela parte mais assustadora...
Quarta-feira tenho de apresentar um trabalho de grupo de Inglês sobre Guimarães e na quinta tenho de entregar um trabalho de Ética, que ainda não sei como começar... Mas isto é um mar de rosas, porque o que de facto me assusta apenas terá lugar na sexta-feira à tarde: a pré-finalíssima.
Devem estar a pensar "que coisa estranha. será que isso morde?". Resposta: não exactamente mas também não é exactamente a altura do ano pela qual mais esperávamos.
Passo a explicar: apesar de fazermos o curso de Informação Turística, temos de fazer uma espécie de exame final para obtermos a carteira profissional de Guia-intérprete. Este exame é feito em Português e em duas línguas estrangeiras perante um júri composto por alguns professores nossos e por pessoas que nunca vimos na vida e que estão ali em representação do Sindicato, T. de Portugal, etc.
E quem quer ser guia tem mesmo de ser aprovado neste maravilhoso exame. Durante 3 anos foi para isso que caminhamos. Sabíamos que esse era o último passo. Algumas pessoas (como eu) começaram a questionar se valeria mesmo a pena fazer este exame e se queríamos seguir a profissão de guia. Muitos concluímos que não.
No entanto, faz parte da avaliação de uma das nossas cadeiras uma simulação dessa prova, ou seja, a pré-finalíssima. E é esse o prato principal da turma durante esta semana: alguns colegas já fizeram hoje e durante toda a semana vamos todos fazer. Ainda não entrei muito em pânico porque só vou fazer na 6ª feira, mas começo a ficar assustada. Não é que seja algo que ponha em risco a nota final, mas temos o peso da responsabilidade de provar aos nossos professores que não andaram a perder tempo connosco nos últimos 3 anos, que realmente nos ensinaram e prepararam bem. E também devemos provar a nós próprios que temos capacidade de nos desenvencilhar mesmo quando não sabemos as respostas.
Afinal valeu ou não a pena? Ficou ou não a informação na nossa cabeça? Vamos ver!

Sem comentários: