quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dia de Portugal e orgulho de ser português

O tempo voa, a vida muda, a nossa gestão de tempo também. Tenho saudades de quando tinha tempo para planificar este blog. Passei também uma fase em que, tendo tempo, não tinha inspiração para escrever. Agora acredito plenamente que para além de haver pessoas que nos transmitem inspiração, outras há que fazem o contrário.
Por isso mesmo chegou altura de parar para pensar que só quero por perto quem me traz inspiração, sorrisos, etc. Hoje é um bom dia de recomeços.
10 de Junho, dia de Portugal, Camões e das comunidades. Hoje esperava ver algo relacionado com o orgulho português nas capas de jornais: faz-nos bem e precisamos. Ao chegar ao trabalho, e dando uma vista de olhos pelas capas de jornais, fui surpreendida pelo tema: todos eles destacam o nosso ex 1º ministro, na prisão há meses!
Bolas, será que os jornalistas querem enterrar de uma vez por todas o orgulho de ser português? Hoje é feriado! 90% das crianças não faz ideia porquê e começo a acreditar que mais de 50% dos adultos também não. Hoje não se trabalha (a maioria das pessoas, não todas!) e está um dia bom para a praia. Só isso importa.
Sinto-me velha. Orgulhosamente sempre fui educada a saber o significado das datas.
Enfim... Portugal é cada vez mais um destino de eleição para muitos turistas (e desengane-se quem pensa que vêm só procurar o sol e a praia), tem marcas de produtos procuradas por estrangeiros e comummente desconhecidas dos portugueses, os nossos vinhos e azeites recebem frequentemente prémios internacionais, os nossos sabonetes são de excelente qualidade, tal como as conservas e o calçado.
Dava para escrever um livro! E a verdade é que temos muitos motivos para nos sentirmos orgulhosamente portugueses. E é por causa desse orgulho que me recuso a escrever esse "novo português" que nos querem impor.

Não posso deixar de dar relevo ao poeta que morreu a 10 de Junho de 1580 e cuja obra está traduzida em muitas línguas: Luís Vaz de Camões.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões

Sem comentários: