domingo, 4 de novembro de 2012

E se de repente tivesse trabalhar num domingo??

Trabalhar ao fim-de-semana nunca me fez grande diferença. Estava mais ou menos implícito assim que comecei a pensar estudar algo relacionado com turismo: já assim foi nos estágios, no tempo em que fiz voluntariado e depois quando vim trabalhar para um dos monumentos mais visitados do país. Acho que até já escrevi sobre isto, mas acho que as pessoas que têm um trabalho dito normal deveriam de vez em quando ter a experiência de fazer o mesmo, mas a um domingo. As diferenças são notórias: desde a quantidade de trânsito com que nos deparamos, ao tipo de condutor e até à forma como as próprias pessoas que vêm ao nosso local de trabalho se comportam. Não tem nada de semelhante com um dia de semana.
Regra geral o trânsito é mais reduzido (excepção feita ao mês de Agosto, uma vez que o trânsito em zonas turísticas fica mais complicado), os condutores param no meio da estrada para apreciar a paisagem e alguns esquecem-se que estamos a trabalhar e acham que tudo muda porque é domingo... Já pensaram por momentos em colocar-se na pele de uma pessoa que está a trabalhar ao domingo? Enquanto os que nos visitam estão em família, nós estamos longe da nossa, mas estamos cá com um sorriso nos lábios sempre prontos a ajudar, mesmo que de manhã tenhamos demorado imenso tempo a chegar porque os ciclistas andam em bando e não em fila em estradas estreitas, que nos insultem quando tentamos passar e que o carro que vinha à nossa frente tenha parado a cada 500m para apreciar a paisagem! Sim, acreditem, que é uma visão muito diferente da que temos de um dia de trabalho durante a semana!
Há cerca de um mês quando foi o fim-de-semana das Jornadas Europeias do Património, atendi na loja de Monserrate uma jovem senhora que, enquanto eu embrulhava os produtos, fazia contas, etc, me disse alguma coisa do género "Isto é muito giro, mas acho que se estivesse no seu lugar não acharia tanta piada, no fim de contas está a trabalhar, já são 23h e deve estar farta de pessoas, mas ainda assim está aqui com um sorriso nos lábios! Eu nem me consigo imaginar no seu lugar!".
Achei piada ao raciocínio, completamente certo, mas para a senhora e as amigas, algo completamente impensável de fazer. Trabalhar ao domingo é exactamente o mesmo!!
Mas apesar dos "ses" eu gosto de trabalhar ao fim-de-semana :)

Sem comentários: