terça-feira, 2 de junho de 2009

Uma visita a Lamego

A minha sugestão de hoje vai para a cidade de Lamego. Localizada na área demarcada do vinho do Porto, a cidade é também importante na produção de espumante. Actualmente a cidade é sobretudo centro de peregrinações: a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde se chega através de uma majestosa escadaria é o principal símbolo de Lamego. A escadaria é bastante interessante, composta por diversos níveis de azulejos e culminando no Pátio dos Reis e depois, no topo, com a Igreja. A Igreja barroca não é uma grande atracção a nível arquitectónico, mas funciona como um excelente miradouro para a cidade e arredores. No mês de Setembro milhares de peregrinos vão até Lamego para a romaria.



Descemos um pouco, até à cidade propriamente dita, onde podemos encontrar a Sé, uma mistura de estilos bastante interessante. No interior merecem destaque os tectos pintados por Nicolau Nasoni.



E para terminar, fica também a referência ao Museu de Lamego, bem perto da Sé, no antigo Palácio Episcopal. Da colecção fazem parte importantes tapeçarias flamengas, pintura, escultura, mobiliário e ourivesaria, entre outros. Destaque para algumas obras do conhecido pintor Grão Vasco.



Bons passeios!

Sem comentários: