segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Alentejo em destaque: Monsaraz

E como já há algum tempo não deixo nenhuma sugestão para o sul do país, hoje decidi debruçar-me um pouco sobre o Alentejo.

Esta é, sem sombra de dúvida, a região mais subaproveitada turisticamente do país. O Alentejo é uma região com imensas potencialidades, mas não tem ainda muita capacidade de atrair até si grande número de turistas. A excepção é a cidade de Évora. Já aqui sugeri uma visita a Évora, mas nunca é demais voltar a este assunto: esta cidade, declarada como Património da Humanidade não é o único pólo atractivo da região, embora seja um excelente ponto de partida. Não muito longe, e em caminho para a Barragem de Alqueva, fica a aldeia de Monsaraz.
Localizada no topo de uma colina, a vista que proporciona já era privilegiada, mas agora é ainda mais fascinante porque se avista uma imensidão de água.

A aldeia está cercada por muralhas e foi conquistada por Geraldo Sem Medo no século XII; pertenceu à Ordem dos Templários e foi uma das localidades que, pela proximidade com a fronteira, teve por diversas vezes um papel defensivo muito importante. O pavimento em xisto pode ser traiçoeiro, sobretudo se estiver molhado, mas o visitante não se deve intimidar e seguir caminho para além da Porta da Vila, de forma a descobrir todos os recantos: as casinhas caiadas e sempre muito floridas, os locais de venda de artesanato e os diversos monumentos.

A capela de São José, a antiga prisão, a Igreja de Santa Maria da Lagoa e a praça de Touros, dentro do castelo (imagem da direita)
A sensação de viagem no tempo é inegável e inigualável!

Sem comentários: